Setorização de Riscos Geológicos - Município de Santana do Mandaú-AL
O Serviço Geológico do Brasil SGB/CPRM integra o Programa Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres do Governo Federal ( PPA 2012- 2015), tendo como atribuição mapear áreas de risco geológico, classificadas como muito alto e alto, relacionadas, principalmente, com movimentos de massa e inundações, em 821 municípios brasileiros prioritários. As informações levantadas pela CPRM são disponibilizadas para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN (MCTI) para subsidiar a emissão de avisos e alertas meteorológicos, e para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD (MI), para a emissão de alertas para as Defesas Civis estaduais e municipais visando ações de prevenção e resposta frente aos desastres naturais.
O município de Santana do Mundaú foi setorizado pela equipe técnica da CPRM, ao longo de 2012, onde foram identificados 16 setores de risco alto para processos de enchente, movimento de massa e deslizamento planar.
Simple
- Date ( Publication )
- 2012-05-30T00:00:00
- Edition
- 06/01/2015
- Purpose
- A setorização de riscos geológicos tem por finalidade a identificação, delimitação e caracterização de áreas ou setores de uma encosta ou planície de inundação sujeitas a ocorrência de processos destrutivos de movimentos de massa, enchentes de alta energia e inundações. Todo o acervo de dados são disponibilizados para órgãos e instituições do governo federal, estados e municípios que atuam na prevenção e monitoramento de eventos climáticos catastróficos visando contribuir para a redução dos danos e diminuição das perdas de vidas e materiais relacionadas aos desastres naturais.
- Status
- Completed
(21) 2295-5804
- Maintenance and update frequency
- As needed
- Keywords ( Theme )
-
- risco geológico
- setorização de risco
- enchente
- deslizamento planar
- movimento de massa
- Keywords ( Place )
-
- Alagoas
- Santana do Mandaú
- Brasil
- ( Discipline )
-
- geologia de engenharia
- risco geológico
- geotecnia
- Spatial representation type
- Vector
- Denominator
- Variável: 1.000 a 3.000
- Metadata language
- pt
- Character set
- UTF8
- Topic category
-
- Geoscientific information
))
- Reference system identifier
- WGS 1984
- OnLine resource
- http://geowebapp.cprm.gov.br/Riscos/ ( WWW:LINK-1.0-http--link )
- OnLine resource
- https://geoservicos.sgb.gov.br/geonetwork/srv/en/resources.get?id=710&fname=&access=private ( WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download )
- Protocol
- OGC:WMS-1.1.1-http-get-map
- Hierarchy level
- Dataset
- Statement
- O setor de risco geológico consiste de um polígono envolvendo a porção de uma encosta ou planície de inundação com potencial para sofrer algum tipo de processo natural ou induzido, que possa causar danos, sendo delimitado sobre imagens e/ou fotografias georreferenciados em ambiente SIG ou gerado como arquivo KML/KMZ do Google Earth. O setor de risco é delimitado com base na ocorrência de indícios e evidências observadas no local, tais como: trincas no solo, degraus de abatimento, árvores inclinadas, cicatrizes de deslizamentos, marcas de cheia, entre outros. Cada setor de risco é representado em uma prancha de setorização no tamanho A3, e apresentada no formato PDF com fotos relativas aos indícios observados no terreno e moradias, e outras estruturas urbanas em risco, com a descrição da tipologia do processo e informações para o entendimento dos condicionantes. Os trabalhos de campo incluem o levantamento estimado do número de moradias e pessoas afetadas ou passíveis de serem afetadas. São indicadas as intervenções estruturais e não estruturais, tais como obras de contenção, drenagem, remoção de moradias, entre outras intervenções. Em ambiente SIG o arquivo shape-file é associado a uma base de dados descritiva com diversos campos de informação semelhantes aos dados descritivos da prancha. Todos os dados levantados são disponibilizados para os representantes do município e defesa civil, e para o CEMADEN, CENAD, CEF, Ministério das Cidades e outros órgãos e instituições integrantes do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do Governo Federal.
- File identifier
- 84e1df8e-82ff-4c75-b7f3-88bab178cf31 XML
- Metadata language
- pt
- Character set
- UTF8
- Date stamp
- 2024-01-18T14:57:25
- Metadata standard name
- ISO 19115:2003/19139
- Metadata standard version
- 1.0
(21) 2295-5804
Overviews
Spatial extent
))
Provided by
